Exame Teórico de Graduação de Iaido da CBK

 

Graduação Questões
1º KYU
1º DAN 1 a 3
2º DAN 4 a 7
3º DAN 8 a 12

01-Dissertar a respeito de “METSUKE”.

R: “METSUKE” significa técnica de observação, ou seja, o ato de enxergar o oponente como um todo apenas olhando para seus olhos. A expressão “TOOYAMA-NO-METSUKE (em japonês: ‘observar a montanha distante’) refere-se ao fato de ao observarmos uma montanha distante é possível ao mesmo tempo enxergar o que está longe e prestar atenção nos movimentos de objetos próximos. Da mesma forma, ao confrontarmos o oponente, não devemos focar apenas um ponto de observação para podermos enxergá-lo como um todo e, ao mesmo tempo, sermos capazes de perceber cada um de seus movimentos. “KAN-KEN-NO-METSUKE”, por sua vez, refere-se à combinação de duas técnicas de observação: “KAN” e “KEN”. “KAN” significa o “METSUKE” voltado para o interior, para a essência, ou seja, para o “KOKORO” (coração, espírito, alma). Durante um confronto, devemos observar os olhos do adversário buscando “enxergar” seu “KOKORO”, antecipando suas intenções para poder agir antes dele.“KEN” significa o “METSUKE” voltado para o exterior, para o posicionamento do oponente como um todo (a ponta da espada, os punhos, os pés). No Iaido, apesar da, ou até mesmo devido à, ausência do oponente físico, a utilização do “METSUKE” é essencial na execução dos katas.

 

02-O que é “ZANSHIN” ?

R: É a atitude, postura corporal e estado mental de manter-se alerta mesmo após o golpe, permanecendo em prontidão e atento para qualquer contra-golpe do oponente.

 

03-Listar os nomes em ordem dos 12 Katas de Seitei Iai.

R: Zen Nihon Kendo Renmei Seitei Iai

1.Ippom Me: Mae
2.Nihom Me: Ushiro
3.Sanbom Me: Uke Nagashi
4.Yonhom Me: Tsuka Ate
5.Gohom Me: Kesa Giri
6.Roppom Me: Moro Te Zuki
7.Nanahom Me: Sam Bô Guiri
8.Hatihom Me: Gam Men Ate
9.Kyuuhom Me: Soete Zuki
10.Juppom Me: Shi Hô Giri
11.Ju Ippom Me: Sô Giri
12.Ju Nihom Me: Nuki Uchi

 

04-Definir o que é “MONOUCHI” e descrever sua função.

R: É parte inicial da espada que começa no “KISSAKI” e se estende aproximadamente 15 a 20 cm em direção ao “TSUKA” (empunhadura). No golpe, é a parte de contato e corte da espada, na qual a máxima força é exercida.

 

05-O que é “JO-HA-KYUU” ?

R: “JO-HA-KYU” é a aceleração contínua aplicada na execução da maioria dos movimentos dos katas. Os movimentos no kata são lentos no início e gradualmente tomam velocidade de forma cada vez mais acelerada até atingirem velocidade máxima. “NUKITSUKE” do 1º kata “MAE” é um bom exemplo de “JO-HA-KYU” (JO – oportunidade / HA – derrotar / KYUU – rapidez, urgência).

 

06-Qual o objetivo do “CHIBURI” ?

R: O objetivo físico do “CHIBURI” é limpar a lâmina de qualquer impureza deixada após o golpe final, antes de guardá-la. O significado espiritual é limpar a alma de qualquer impureza deixada após o golpe final.

 

07-Desenhar a espada e indicar os números referentes às partes citadas:

1.HABAKI
2.KISSAKI
3.TSUBA
4.TSUKA
5.MUNE (MINE)
6.MONOUCHI
7.TSUKAGASHIRA
8.SHINOGI
9.YAKIBA (HAMON)
10.SORI

 

08-Explicar o que “KI-KEN-TAI-ICHI” e dar exemplos de aplicações no Kata de Iai.

R: O termo “KI-KEN-TAI-ICHI” expressa o movimento no qual espírito, espada (“KEN”) e corpo (“TAI”) estão juntos, sincronizados (“ICHI”). No kendô, um golpe só é considerado válido se for executado concentrando os três elementos “KI-KEN-TAI”. Da mesma forma, no kata de Iai, “NUKITSUKE” e “KIRIOROSHI” devem ser executados com a unicidade do “KI-KEN-TAI” para serem considerados golpes, caso contrário, são apenas movimentos.

 

09-O que você espera obter na prática de Iai ?

R: (pessoal)

 

10-O que é “SUKI” e como pode ser evitado na prática de Iai ?

R: Em japonês, “SUKI” quer dizer brecha, que pode ser interpretado como um estado de fragilidade física ou mental causado por medo, dúvida, incerteza ou surpresa que abre uma oportunidade de ataque para o oponente. Para evitar o “SUKI” na prática de Iai, devemos manter total concentração, sempre.

 

11-O que é “KIRIOROSHI” ? Descreva seu uso no Iai.

Reposta: Literalmente, “KIRIOROSHI” quer dizer “corte para baixo”. No Iai, é um corte que se inicia com a espada empunhada sobre a cabeça e é executado com um movimento único, contínuo e rápido para baixo.

 

12-Descreva as 5 posições de “KAMAE”.

R:
1.CHUDAN-no-kamae (SEIGAN) – Postura na qual o pé direito está na frente, a espada empunhada com as duas mãos na frente do corpo, com o punho esquerdo na altura do “TANDEN” (丹田)(chacra umbilical: ponto cerca de 3 a 5cm abaixo do umbigo), e a ponta da espada direcionada para o rosto/garganta do oponente. Esta postura é adequada tanto para ataque quanto para defesa.

2.JÔDAN-no-kamae – Postura na qual o pé direito está a frente, o corpo totalmente voltado para frente, a espada empunhada com as duas mãos acima da cabeça, com o tsuka-gashira cerca de 3 a 5cm acima da testa, e a ponta da lâmina direcionada para cima. É considerada a mais agressivas de todas as posições. No caso da postura, “Hidari-Jodan-no-kamae”, o pé esquerdo fica a frente, o corpo em ‘HIDARI-HAMMI”, a espada empunhada com as duas mãos acima da cabeça, com o punho esquerdo cerca de 3 a 5cm acima da testa, e a ponta da lâmina direcionada para cima e levemente para a esquerda.

3.GEDAN-no-kamae – Semelhante ao Chudan-no-kamae (pé direito na frente, espada empunhada com as duas mãos na frente do corpo, com o punho esquerdo na altura do “TANDEN), com a diferença que a ponta da espada está direcionada para baixo na altura do meio da canela do oponente. Esta postura é considerada mais adequada para defesa.

4.HASSÔ-no-kamae – Postura na qual o pé esquerdo fica na frente, o corpo em ‘HIDARI-HANMI” (de lado com o lado esquerdo para frente), a espada empunhada com as duas mãos, com a mão direita cerca de um punho distante da boca e a esquerda posicionada no centro do corpo, com a ponta da espada direcionada para cima e, levemente, para direita e para trás, com o corte voltado para o rosto do oponente.

5.WAKIGAMAE – Postura na qual o pé direito fica atrás, o corpo em ‘HIDARI-HANMI” (de lado com o lado esquerdo para frente) e a espada empunhada com as duas mãos na altura do quadril direito, com o corte voltado para baixo e a ponta da espada direcionada para baixo e, levemente, para esquerda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *